terça-feira, 14 de setembro de 2010

Hora do Chá!


Escrito para odiariothompson.blogspot.com em 22/maio/2010

Hoje eu, Carol Albuquerque estou postando aqui. Não sou tão criativa quanto minha bff, então quem sabe eu consiga ser útil? Espero que você leia esse post mesmo que pareça um pouco extenso!

Minha bff falou em seu último post sobre sua mini-fazendinha na varanda do apartamento e que serve também como uma farmácia! Então seguindo por aí vamos falar sobre chás!

Quem não conhece alguém que sabe um chá que é "tiro-e-queda" para algum problema, como conseguir dormir ou gripe? E os chás ou outros modos de fitoterapia são sim muito bons! Por exemplo um chá de óregano pode ajudar a digestão; mastruço ajuda contra dores musculares; tanchagem é cicatrizante; inalação de manjericão pode aliviar, dependendo do caso uma dor de cabeça; a artemísia é indicada em caso de cólica mestrual; chá de boldo, todo mundo sabe, ajuda na ressaca; as folhas da jurubeba são boas contra anemia, enquanto o fruto combate problemas do fígado...
Mas, medicionalmente falando, algo que faça bem também faz mal!
continuando com os exemplos, Capim cidreira alivia cólicas intestinais, mas pode aumentar o efeito de calmantes! Arnica é usada para contusões e hematomas, mas se usada por mais de 7 dias pode provocar irritação na pele! Guaco que é expectorante pode ser ótimo para alguém gripada, mas seu uso prolongado pode provocar hemorragias! Chá de alho combate o colesterol e é expectorante também. Porém deve ser evitado por quem tem gastrite, pouco açúcar no sangue ou tenha pressão baixa!
O preparo do chá também é muito importante! No chá de alho que falei por exemplo, não se deve usar água morna! O preparo do chá de alho é feito deixando o dente de alho amassado ou partido em um recipiente com água gelada por 1 hora. A planta marroio-branco é talvez o melhor remédio contra tosse, mas essa planta pode ser facilmente confundida com o marroio-negro! Já o capim-limão (capim-santo) normalmente usado para ajudar a dormir e faz efeito sim, mas não se ferve suas folhas! Um chá de capim-limão é feito fervendo-se a água e despejando por cima das folhas!
No entanto para dormir bem eu prefiro um chá que aprendi com a srª Alice Thompson, avó da Aline. Chá de casca de maracujá mais canela em casca e camomila! Já para resfriado ela me ensinou um ótimo de gengibre com canela e limão! (olha eu dando receita!) Sabe afta? você pode mastigar bem e ensalivar um cravo-da-índia e encostá-lo com a ponta da língua na afta que vai aliviar; os cravos-da-índia são analgesicos, podendo também ajudar aliviar uma dorzinha no dente.
Ou seja. Os chás são tudo de bom, mas é preciso saber suas possíveis contra-indicações, seu modo correto de preparo e ter orientação médica!
É muito bom ter um bom livro de fitoterapia em casa! Mas nada de se tornar o médico da casa dispensando consultas com o profissional indicado! Também fazer um cocktail de vários chás que fazem bem pra tudo pode dar problema! O chá verde (ou o chá-mate que tem sido comparado ao chá verde) é super gostoso e faz muito bem! Mas ainda é um estimulante e não deve ser bebido em excesso ou próximo à hora de dormir!
Mas você pode estar pensando "eu vou ao mercado e compro aqueles que veem prontos em caixinhas e pronto"! Mas alguns chás prontos que são vendidos assim quando analisados em laboratórios descobriu-se por cloro no papel (provavelmente usado no papel para que ele ficasse bem branquinho), pelo de rato na mistura (provavelmente pela falta de condições higiênicas da fábrica) e também corantes nos de camomila (pra deixar amarelinho =/). Não estou querendo derrubar as empresas, mas eu recomendo que o melhor chá é aquele que fazemos quando sabemos bem o modo de preparo e a procedência das plantas!

Emfim! Espero que esse post seja útil! E não deixa a Aline, aquela wiccana linda, enganar você, os canteirinhos de ervas dela teem muito propósitos mágikos! Ervas são muito usadas na magia. Mas isso é outro papo

beijos da cAroLINE Albuquerque ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário